quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ABGLT vence o fundamentalismo religioso na ONU









GENEBRA: Hoje (16/10), o Comitê Preparatório da Conferência Mundial de Revisão da Declaração e do Programa de Ação de Durban aprovou o credenciamento da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) no evento, que será realizado de 20 a 24 de abril de 2009 em Genebra.
A ABGLT teve que justificar formalmente seu pedido de credenciamento junto ao Comitê após questionamento pela delegação do Irã. Neste sentido, o apoio da Missão Brasileira em Genebra foi fundamental para a aprovação do credenciamento da instituição.
A Conferência de 2009 tem como objetivo rever a Declaração e o Programa de Ação aprovados na Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em Durban, África do Sul, em 2001.
A solicitação de credenciamento da ABGLT representa a continuidade dos esforços, iniciados em Durban em 2001, de ter a liberdade de orientação sexual e identidade de gênero reconhecida como uma questão de direitos humanos pela Organização das Nações Unidas.
Várias delegações, incluindo as de Egito, Bangladesh, Uganda, África do Sul e Paquistão já expressaram a opinião de que questões relativas à orientação sexual e identidade de gênero não são relevantes para a Declaração e Programa de Ação de Durban. Por outro lado, as delegações de Chile, Colômbia, França, Reino Unido e Suécia têm manifestado seu apoio.
Informações adicionais:
Toni Reis, presidente da ABGLT: 41 9602 8906
Beto de Jesus, responsável pelas ações internacionais da ABGLT: 11 8452 3335
Léo Mendes, secretário de comunicação da ABGLT: 62 8405 2405