sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

HOMOSSEXUAIS SOFREM MAIS VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

SEMINÁRIO DE CENTRO DE REFERÊNCIA A VITIMAS DE DISCRIMINAÇÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DE CURITIBA. DIREITOS HUMANOS DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS (LGBT) EM DEBATE NO LEGISLATIVO.

Nesta quinta-feira (4), acontecerá na Câmara de Vereadores de Curitiba o I Seminário “Saberes e Práticas: A Atuação Profissional em Direitos Humanos LGBT, das 14 às 18h, no Auditório do Anexo II do Palácio Rio Branco sede do legislativo municipal de Curitiba. O evento tem como objetivo abordar e discutir os pontos mais relevantes para se realizar o atendimento a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nos mais diversos campos do cotidiano.O encontro é direcionado a profissionais e estudantes das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social e outras pessoas que atuam diretamente com a questão dos Direitos Humanos. O seminário é aberto a interessados no assunto que acreditem poder contribuir de alguma forma para enriquecer a discussão, ou dispostos a aprender e entender um pouco mais sobre o assunto.A iniciativa em realizar o seminário é do Centro de Referência LGBT João Antonio Mascarenhas, projeto desenvolvido pelo Grupo Dignidade por meio de convênio e financiamento da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
MÃES E PAIS DE LGBT
Na programação estará a representante do Grupo de Pais de Homossexuais do Paraná (GPH), Marise Felix que apresentará o GPH e falará da importância da relação entre pais e mães e seus filhos e filhas LGBT. Marise Felix é mãe facilitadora do GPH e realiza reuniões com mães e pais de homossexuais em Curitiba. Convidamos as Mães e os pais de homossexuais de Curitiba para participarem deste seminário e conhecerem o GPH convida a mãe Marise Felix.
VIOLÊNCIA E OUTRAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO
O Centro de Referência João Antônio Mascarenhas presta atendimento psicológico, jurídico e de serviço social à população LGBT. Desde fevereiro de 2008 até o momento, foram atendidos 218 usuários. Cerca de 30% dos atendimentos foram psicológicos, 11% foram de serviço social e 57% foram jurídicos.
A maioria dos atendimentos jurídicos (34%) foram orientações a respeito da união homoafetiva e sua formalização. Em segundo lugar ficaram os atendimentos acerca de violência e discriminação (21%), seguidos de orientações sobre benefícios previdenciários, vistos de permanência de companheiro estrangeiro, mudança de nome e sexo no registro civil, entre outros.
Em relação aos casos de violência/discriminação, a maioria dos acontecimentos relatados ocorreu no ambiente de trabalho (21%), seguidos de situações discriminatórias ocorridas na rua (18%) e na própria residência (16%).
Quanto aos atendimentos psicológicos, pode ser constatada maior demanda relacionada a apoio e orientações psicológicas referentes a situações de angústia e crise. Estes usuários foram atendidos e triados para posterior encaminhamento a atendimento psicoterápico especializado.
Para participar não é preciso fazer inscrição prévia. Os participantes receberão certificados. A Câmara Municipal de Curitiba fica na Rua Barão do Rio Branco, s/nº (Praça Eufrásio Correia), a entrada para o auditório do anexo II é pela Av Visconde de Guarapuava. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3222 3999 ramal 21.
INFORMAÇÕES
IGO MARTINI Coordenador do CR 0 (41) 3222 3999 ramal 26 0 (41) 9602 5984.
ANA CAROLINA Psicóloga do CR 0 (41) 3222 3999 ramal 21
CAPRICE JACEWICZ Advogada do CR 0 (41) 3222 3999 ramal 21

Nenhum comentário: